1 - Houve uma época, há muitos bilhões de anos atrás, em que não existia o sol, a lua, as estrelas, a terra, o mar, os homens. O espaço do universo estava vazio. A escuridão era completa, o silêncio absoluto. Apenas um Ser infinito existia e ocupava toda a imensidão do espaço: O Senhor Deus Onipotente.
2 - A existência de Deus é uma verdade comprovada pela Razão (lógica) e confirmada pela Fé. A mente do homem tem condições de afirmar e provar que Deus existe.
Eis algumas provas racionais da existência de Deus:
a) a ordem universal;
b) a voz da consciência;
c) o consenso dos povos.
Há também o argumento das causas: tudo o que existe no mundo foi produzido por uma causa. Deus é a causa suprema de todas as causas e de todos os seres. A existência de Deus é confirmada pela Fé: Deus se manifestou (Revelação Divina) aos patriarcas Noé, Abraão, Moisés, aos profetas e por fim falou-nos por meio de Jesus Cristo.
3 - Há um só Deus, puro espírito, eterno, que não teve princípio nem terá fim, infinitamente santo, poderoso e sábio.
4 - A Santíssima Trindade é o mistério de um só Deus em três Pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
O Espírito Santo é o amor que une o Pai e o Filho.
Dizemos por apropriação que o Pai é o Criador, o Filho é o Redentor e o Espírito Santo é o Santificador.
5 - A nossa fraca inteligência não é capaz de compreender a realidade de um só Deus em três Pessoas (Unidade na Trindade); por isso dizemos que é um mistério: o Mistério da Santíssima Trindade.
O Padre Lacordaire, o mais célebre pregador francês, dizia: "Deus é o que é de mais claro e de mais impenetrável."
Nós vos adoramos, Senhor
e vos bendizemos!
e vos bendizemos!
Meu Senhor e meu Deus!
Glória a Deus nas alturas!
(Fonte: Livro Verdades da Fé - Pe. Luís Duque Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário