domingo, 5 de dezembro de 2010

Tríplice dimensão

Textos da missa do 2º domingo do Advento de 2010 - Ano A:

1ª Leitura: Is 11, 1-10


2ª Leitura: Rm 15, 4-9


Evangelho: Mt 3, 1-12

Os textos deste domingo nos revelam que a vinda do Menino é marcada por uma tríplice dimensão:
- A plenitude do Espírito para julgamento em favor dos pobres e desamparados;
- A atitude radical contra os violentos injustos;
- A instauração da Paz.

Tanto João Batista quanto Maria sabem que a manifestação plena do Emmanuel irromperá, como julgamento, para a salvação do mundo. Ele vem para provocar uma decisão radical: "O machado já está na raiz das árvores" (Mt 3, 10) e seu profeta não vacila em confrontar os poderosos: "Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar. Produzi frutos que provêm a vossa conversão" (Mt 3, 7-8).

A comunidade eclesial deve ser capaz de reconhecer os gestos, os sinais e os símbolos proféticos que surgem no mundo todo em favor da paz e da solidariedade. João Batista e Jesus enfrentaram os líderes políticos e religiosos, exerceram sua denúncia profética, foram proscristos, assassinados e o Senhor os tornou o centro vital para os desígnios de Deus.

O Papa Bento XVI enfatiza: "É necessário e urgente voltar a propor o exemplo dos mártires cristãos, quer da antiguidade quer dos nossos dias, em cuja vida e testemunho, levados até a efusão do sangue, se manifesta de modo supremo o amor de Deus".

Neste tempo de advento, devemos buscar o centro das nossas vidas para que possamos abandonar, de uma vez por todas, a esterelidade do ser-para-si e caminharmos para a fecundidade do viver-para-o-outro. Os gestos proféticos nos arrancam da mediocridade e atualizam as promessas do Senhor: "Libertará o indigente que suplica e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz e a vida dos humildes salvará".

(Pe. Paulo Botas - Catequese Bíblico-Missionária - Deus Conosco - Ano XL, nº57)
.

Um comentário:

Maria Luiza disse...

Parabéns pela tão instrutiva mensagem para vivê-la no advento. As fotos tbém. Ontem na missa fui eu que fiz a primeira leitura e enquanto eu lia vinha a foto do leão e do cordeiro. Abraço!