domingo, 22 de setembro de 2024

Cultivar pensamentos


Tenha cuidado com as coisas que você diz
e com aquilo que você pensa.

Quem fala sem pensar
pode atrair a própria condenação.

A palavra é uma semente
que pode produzir flores
ou ramos de espinhos.

Procure educar sua boca,
educando primeiro seu espírito.

Cultive pensamentos elevados
de bondade, amor e compreensão.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Receita para a vida

Para seus lábios use: VERDADE
Para sua voz use: ORAÇÃO
Para seus olhos use: SIMPATIA
Para suas mãos use: CARIDADE
Para sua atitude use: PERDÃO
Para seu coração use: AMOR

sábado, 17 de agosto de 2024

Inimiga ou amiga?


É fato que a mente pode ser
sua pior inimiga ou sua melhor amiga.
A cada segundo você tem a chance
de escolher a companhia.


quinta-feira, 11 de julho de 2024

São Bento, Abade

“Agora, pois, ergamo-nos, finalmente. A Escritura nos desperta dizendo: Esta é a hora de levantar-nos do sono” (Prólogo da Regra de São Bento).


Dia 11 de julho, celebramos a memória de São Bento Abade, padroeiro da Europa. São Bento, nasceu em Núrcia, próximo a Roma, por volta do ano de 480 d.C. Filho de família nobre, foi enviado a Roma para estudar, no período de decadência do Império. Porém, o jovem Bento abandonou os projetos com o declínio do Império, onde retirou-se para as montanhas da Úmbria a viver isolado em uma gruta, numa vida eremita, onde dedicou-se a oração, meditação e demais atos de exercícios para a santidade, permanecendo três anos longos anos.

Bento inspirou outros jovens a cultivar os valores cristãos, onde através deste movimento e com o amadurecimento da ideia de fundar um mosteiro na região sul de Roma, ergueu o maior centro de vida Beneditina, o Mosteiro de Monte Cassino. Além deste, outros dozes mosteiros foram fundados, difundindo a vida comunitária e a Regra de São Bento, onde esta era baseada nos ensinamentos escritos pelo próprio santo de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, em que, a Regra, era aplicada e moldada de acordo com a capacidade e limitação de cada um.

São Bento, tinha como o lema principal “Oração e trabalho” – “Ora et labora” – “O ócio – escreveu São Bento na Regra – é inimigo da alma. Por isso, os irmãos devem dedicar-se, em determinadas horas do dia, ao trabalho manual e, em outras, à leitura dos livros que contêm a Palavra de Deus”. Oração e trabalho não se contrapõem, mas estabelecem uma relação de simbiose. Sem a oração não é possível encontrar a Deus. A vida monacal, definida por São Bento como “uma escola de serviço ao Senhor”, não pode prescindir do compromisso concreto. O trabalho é uma extensão da oração. “O Senhor – recorda São Bento – espera, todos os dias, a nossa resposta concreta aos seus santos ensinamentos”.

São Bento morreu em 547, aos 67 anos, deixando-nos o exemplo de zelo e amor pelas coisas de Deus: “Ouça, filho, os ensinamentos do Mestre; dê-lhe ouvidos com o coração; receba, com agrado, os conselhos de um pai que lhe quer bem, para se dirigir, com o rigor da obediência, Àquele do qual você se distanciou por causa da negligência e da desobediência”


“Os mosteiros beneditinos tornaram-se centros de referência e deles saíram vários nomes e ícones da Igreja Católica. Ao todo, foram 23 papas, 5 mil bispos e cerca de 3 mil santos canonizados”

São Bento, também é lembrado pela sua medalha, sendo um dos símbolos mais poderosos deste santo, onde é demonstrado a Cruz, onde fora muitas vezes usada pelo santo que evitou várias vezes a sua morte, um verdadeiro sinal da vitória da cruz sobre o mal e a morte.

Após várias modificações, a medalha traz em si num dos versos: a imagem de São Bento com uma cruz na mão direita. O Livro das Regras na mão esquerda. Vê-se um corvo e um cálice do qual sai uma serpente.


São Bento, Abade,
 rogai por nós!

por Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - (MG)



sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Arte de Amar


Quanto mais você amar, tanto maior será
seu desejo de servir e de ser útil.

Na medida em que cresce o amor,
aumenta o desejo de desprendimento
e a vontade de se dedicar aos outros.

Na arte de amar,
seja como o sol que ilumina e aquece sem ser solicitado.

O amor colhe e recolhe,
não para reter, mas para dar,
não para possuir, mas para oferecer.

Crescendo o desprendimento de seu amor,
crescerá também a felicidade de sua vida.

(Frei Anselmo Fracasso, OFM)

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Oração de Ofertório


Senhor,
o tempo é infinito em Tuas mãos.
E minha vida é curta demais para ser desperdiçada.
Que meus ofertórios, na liturgia do cotidiano,
tenham sempre alguma oferenda,
braçadas de ternura e muito amor,
como os ofertórios de Maria Santíssima,
que guardava tudo, tudo, no silêncio de seu coração
profundamente acolhedor, dócil e maternal.
Amém!
 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Somos escolhidos

Deus nos escolheu
e nos constituiu
continuadores de sua vida
e da sua obra.

Louvado seja o Senhor!


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Campanha da Fraternidade 2024



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), hoje (quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro), lança oficialmente a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas:

- 1º) Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus;

- 2º) Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;

- 3º) Conduzir as pessoas a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.


Entenda a simbologia do cartaz






Fonte: CNBB

domingo, 21 de janeiro de 2024

O Amor


O amor não guarda segredos...
Dele fala tudo o que existe
e nele cada coisa busca o entendimento...
É chama que clareia cada rosto,
é sol que ilumina por dentro,
é chave que todas as portas abre...


O amor é capaz de unir as pessoas e torná-las mais compreensivas. O amor é um sentimento muito poderoso que pode nos ajudar a superar muitos obstáculos na vida. Como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 13:4-7, “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”