terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Imaculada Conceição

~ 08 de dezembro ~
Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora


O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão. Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro nós e que não renunciamos nunca.

A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, foi definido em 1854 pelo Papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII.

A festa não existia oficialmente no calendário da Igreja. Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia, chamado Beato João Duns Scoto, que morreu em 1308. Na linha de pensamento de São Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria, como ínicio do projeto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.

Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570 foi confirmada e formalizada pelo Papa Pio V, na publicação do novo ofício e, finalmente, no século XVIII, o Papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade.

Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes (França) foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma.
A Virgem apareceu a Santa Bernadette Soubirous. Para a menina que, timidamente, perguntava:
- "Senhora, quer ter a bondade de me dizer o seu nome?"
Maria respondeu-lhe:
- "Eu sou a Imaculada Conceição".

Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso. Foi Deus que concedeu à Ela o mérito de participar do seu projeto. Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas por preservação divina permanecesse incontaminada.

Maria então foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.

Hoje não comemoramos a memória de um Santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a Rainha de todos os Santos, a Mãe de Deus.


Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!

.

5 comentários:

Glaucinho disse...

Olá tia Sandra! Gostaria muito que você divulgasse meu blog; http://umanovaesperancaparaglaucinho.blogspot.com/ No blog minha mamãe conta minha história e a necessidade de um tratamento que me permitirá uma vida melhor. Ah, estou te seguindo.Beijos.

Elaine disse...

Sandra,
Nossa Senhora da Imaculada Conceição é a padroeira da diocese onde vivo. E também do bispado.
Salve Maria, mãe de Jesus!
Beijos, querida.

Bouchardet Bijou disse...

Deus é mentiroso??????
Eu creio que a palavra de Deus (a bíblia) é a verdade real.
Com todo respeito ao que você pensa, pois já pensei assim também, o que você colocou no testo acima, chama Deus de mentiroso. Porque na palavra Dele, Ele não faz distinção de nenhuma pessoa(nem eu, nem você, nem a mãe do Senhor Jesus, nem a minha mãe, nem a sua mãe...).
Com Tooooodo respeito mesmo!
Leia a bíblia e verá que o que está lá não corresponde ao que você escreveu.
Sei que a sua intenção é a melhor, mas Deus disse que o povo dele perece por não saber a verdde...Mas Ele disse que a Verdade vos libertará!
Que o Deus Real, Verdadeiro e ÚNICO SALVADOR, te revele toda a VERDADE, te livrando de todo o engano e idolatria (que são os deuses falços).
Me desculpe por essa palavra. Você pode não ter gostado (e eu entendo). Mas O próprio Deus me colocou aqui para te falar.
Que Deus te abençoe tremendamente!
Em nome de Jesus! Amém!

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Néctar da Flor e Eu Hoje! querem presentear os amigos.

Serão sorteados:

6 pacotes com curso de inglês Quick English + boné + camisa + meia + chaveiro + pochete, tudo com a bandeira do Canadá.


6 Layouts feitos pela Lelinha, da Fábrica de Layouts [Os modelos são mais simples, 2 colunas, com o topo decorado (de acordo com o tema/clima do blog de cada uma das vencedoras, ou seja, apesar do modelo ser mais simples, será exclusivo) e um background (fundo) colorido. No topo conterá uma referência ao blog Néctar da Flor e site Eu Hoje! , pequena do ladinho que mais for conveniente.]

1 tela 25x 25 da Artista Plástica ADiniz

[surpresa]

Por que Canadá? Porque uma parte da Equipe trabalha de lá, fazendo o humor porreta pras bandas da Alegria melhorar. O site Eu Hoje! já está fazendo parte dos melhores blogs do Brasil, então não fique sem essa animação e atualize seu humor todos os dias, mostrando para quem acessa o seu estado de espírito.

Como faz para participar? Leiam as regras abaixo e sigam as
instruções corretamente.

ATENÇÃO: Só será validado o blog que fizer todas as instruções corretamente.

1 - Se cadastrar no pacote gratuito do EuHoje!
2 - Deixar um comentário no Néctar da Flor avisando que se cadastrou e que está participando da promoção.
3 - Colocar o humor no seu blog.
4 - Postar sobre a promoção no próprio blog
5 - Quem já for cadastrado no Eu Hoje! só informa o nome do blog e retorne para o item 4.

O sorteio será realizado pelo RANDOM e filmado. Os 6 primeiros ganharão os livros e depois mais 6 serão sorteados para ganhar o layout, onde o 13º ganhador levará a tela.

Mostrem que a emoção realmente vale a pena!

Corra lá e faça já a sua inscrição!



Clica aqui: http://www.euhoje.com/



Beijos jogados no ar, sempre!



-

Fernanda Luz disse...

Olá! Que texto interessante, algumas informações eu desconhecia...parabéns pelo post!