terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Sinal da Cruz

“Todos os batizados são cristãos.”


Os cristãos tem um sinal que os distingue das pessoas que não o são. É o Sinal da Cruz. Sinal quer dizer distintivo; assim como uma pessoa traz no seu peito um distintivo indicando que pertence àquela sociedade, também os cristãos tem um sinal que os distingue das demais pessoas.

Antes de Nosso Senhor, a vista de uma cruz excitava sentimentos de horror e lembrança de criminosos e suplícios horrendos.

Hoje, vendo uma cruz, pensamos em Jesus, na Redenção realizada com tanto amor. Ela ocupa na Igreja lugar de honra, impera sobre os edifícios religiosos, brilha como joia no diadema dos reis e nos cemitérios recorda a doce esperança cristã.

Os cristãos desde a origem da nossa religião fizeram uso deste sinal; ele é para os católicos mais ou menos o que vem a ser a farda para os servidores da Pátria.

A forma exterior deste sinal indica o mistério da Redenção, que foi realizado na Cruz. As palavras: “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, indicam o mistério da Santíssima Trindade”


Fonte: Mons. João Alexandre Loschi, Catecismo Rural, Edições Paulinas, 2ª Edição, maio 59
.

2 comentários:

Célia disse...

É meu sinal de fé, de assumir o que está designado para minha pessoa.

teresa disse...

publiquei muitos textos no blog sobre a importançia do sinal da cruz ,,,, muitos cristãos infelizmente não sabem do valor do sinal da cruz ..

beijo ..