quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Quarto Mandamento

 
"Honra teu pai e tua mãe" (Dt 5,16). "Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isso é justo" (MC 7,8). Esse mandamento é acompanhado de uma promessa divina: " Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6, 1-3).

Deus nos criou por amor e para o amor. O ser humano só se realiza se conseguir realizar-se no amor. Deus criou a família e a unifica pelos laços de sangue para que seja um "ninho de amor", imprescindível para a felicidade e a realização de cada membro. Eis o ponto de partida para entender esse mandamento.

Quando o amor é permanentemente cultivado entre os pais, ele transborda para os filhos. E filhos bem amados, amam e retribuem com o mesmo amor. Esse amor leva os filhos a amarem, honrarem, cuidarem, defenderem e promoverem seus pais.

Deus investiu os pais de autoridade, para o nosso bem, pois, a família está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.

Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia familiar e gera um clima de intercâmbio de amor entre os membros.

Os filhos jovens e adultos têm o dever de amor de cuidar de seus pais em quaisquer circunstância: na velhice, na enfermidade, nas dificuldades, nas crises familiares.

Quando os pais conseguem fazer de sua família um verdadeiro ninho de amor, favorecem a alegria e a felicidade dos filhos, que se sentirão realizados em sua missão paterna e materna.

"Felizes os membros de uma família 
onde o clima natural permanente é o amor."

(Pe. Alírio J. Pedrini, scj)

Nenhum comentário: