sábado, 31 de maio de 2025
quinta-feira, 29 de maio de 2025
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Rezemos pela Paz

"Rezemos por Gaza, rezemos por Israel, pela paz ali,
e também em muitas partes do mundo.
A guerra é sempre uma derrota."
(Papa Francisco)
terça-feira, 27 de maio de 2025
A Palestina no Tempo de Jesus
Toda a vida de Jesus transcorreu na Palestina. Era é uma região dividida em duas grandes partes pelo Rio Jordão, que nasce ao norte, após breve curso derrama-se no Lago de Tiberíades, de onde sai para desaguar no Mar Morto.
O território ao ocidente do Jordão compreendia:
- A Galiléia, que formava a parte setentrional da Palestina. Os lugares mais conhecidos são: Nazaré, onde viveu Jesus até os 30 anos; Caná; Tiberíades; Cafarnaum; Betsaida; Naim.
- A Samaria, que recebe o nome da cidade de Samaria, capital.
- A Judéia, com Jerusalém por capital, que era uma cidade muito populosa e frequentada por todos os hebreus que se dirigiam ao Templo. Aqui também se localiza Belém.
- A Iduméia, que era a parte mais meridional da Palestina, confinando no deserto.
O território ao oriente do Jordão compreendia:
- A Ituréia, a Gaulanítide, a Traconídite, a Batanéia, a Auranítide e a Peréia.
Quando Jesus nasceu, toda a Palestina era governada por Herodes, o Grande, homem de baixa condição, louco e cruel, que com muita astúcia conseguiu conquistar o trono dos antigos reis de Israel.
Durante a vida pública de Jesus, estava assim dividido os comandos:
- A Judéia e a Samaria sob a dependência do procurador romano Pôncio Pilatos;
- A Galiléia e a Peréia, pertencentes a Herodes Antipas;
- A Gaulanítide, a Ituréia e a Traconítide, sob a dependência de Herodes Filipe.
Fonte: Livro "O Evangelho", Coleção Diamante, edições Paulinas, 1977
segunda-feira, 26 de maio de 2025
A Palestina em 2025
A Palestina de hoje (2025) não é um estado soberano e seu território está dividido e parcialmente ocupado, dificultando a construção de uma unidade governativa. A Autoridade Nacional Palestina (ANP ou AP) estabelecida em 1993 é a liderança reconhecida internacionalmente para administrar a região, exercendo controle sobre partes da Cisjordânia e a Faixa de Gaza, porém em 2007, quando o Hamas venceu as eleições legislativas e passou a governar inteiramente a Faixa de Gaza
Portanto, hoje, a Palestina é governada por três entidades distintas: Israel e a Autoridade Palestina comandam áreas da Cisjordânia, enquanto o Hamas controla a Faixa de Gaza.
Veja no mapa:
Israel é todo o território que está na cor creme.
O território palestino está em vermelho, na Cisjordânia e em vinho na Faixa de Gaza.
Trata-se de um território que não é contínuo, sendo composto por áreas separadas por kms. A região da Cisjordânia faz fronteira com a Jordânia a leste, e com Israel a oeste, norte e sul. Já a Faixa de Gaza tem saída para o Mar Mediterrâneo a oeste e faz fronteira com Israel ao longo de grande parte do território, ao sul tem fronteira com o Egito.
Cisjordânia
A região da Cisjordânia, localizada no Vale do Rio Jordão, é a maior parte do território palestino, cerca de 5.655 km². Também é a área mais populosa, com aproximadamente 3,1 milhões de pessoas (em sua maioria, palestinos). Existem 11 cidades na Cisjordânia:
Belém - Calquília - Hebron - Jenin - Jericó - Jerusalém - Nablus - Ramallah - Salfit - Tubas - Tucarém.
Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como sua capital, devido à importância histórica e religiosa da cidade. Porém, Ramallah é a capital administrativa da Palestina, onde está a sede da Autoridade Palestina.
A Cisjordânia tem sua área dividida em três categorias:
- Área B: a administração civil é feita pela Autoridade Palestina, mas controle de segurança é feito por Israel;
- Área C: corresponde a maior porção da região (60%) e é totalmente controlada por Israel, tanto a segurança, quanto a administração civil.
Também existem numerosos assentamentos israelenses na Cisjordânia, considerados ilegais pela comunidade internacional. Os assentamentos são partes de territórios palestinos entregues a famílias israelenses. A maioria está na Área C.
Essas áreas são protegidas pelo exército de Israel, que não permite a entrada de palestinos. Os assentamentos complicam a administração da Cisjordânia, uma vez que inviabilizam a conexão entre cidades palestinas e a circulação de pessoas.
Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza é a menor porção do território da Palestina, com aproximadamente 365 km² e uma população de cerca de 2 milhões de pessoas. É uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Está divida em 5 distritos administrativos ou cidades:
Cidade de Gaza - Dayr al-Balah - Khan Yunis - Norte de Gaza - Rafah.
A Faixa de Gaza é governada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) desde 2007, a Cidade de Gaza funciona como capital. O Hamas é considerado uma organização terrorista por vários países e organizações, como Estados Unidos, Japão e União Europeia.
Fonte: Site Significados
sexta-feira, 23 de maio de 2025
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O que é o Evangelho?
Jesus Cristo operou muitos milagres e pregou o seu Evangelho em toda a Palestina. Suas obras e ensinamentos foram-nos transmitidas pelos quatro Evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Os quatro Evangelhos que escreveram, apesar de não narrarem por completo a vida de Jesus, todavia o fazem viver no meio de todos os fiéis; constituem a palavra e a manifestação da sabedoria eterna de Jesus.
Eis porque o Evangelho é o livro mais precioso do mundo, o livro dos livros; nele se encontra a verdade, o caminho e a vida, que é Nosso Senhor Jesus Cristo . O Evangelho deve, pois, ser a leitura cotidiana de todo cristão, porque nos ensina a verdade que devem crer, a virtude que devemos praticar e nos faz conhecer Jesus, fonte de vida e de santidade.
Fonte: Livro "O Evangelho", Coleção Diamante, ed. Paulinas, 1977
quarta-feira, 21 de maio de 2025
Os 4 Símbolos dos Evangelistas
É interessante falar sobre essa questão, pois há muitos séculos a Igreja utiliza a representação icônica dos evangelistas e acredito que muitos têm curiosidade em saber sua origem e o significado dessas figuras.
No Livro do Apocalipse, identificamos um texto que nos apresenta esses quatro seres: “O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo” (Ap 4,7).
A partir desse texto, nos primeiros séculos da Igreja alguns santos fizeram a analogia desses animais com os evangelistas; entre eles estão Santo Irineu de Lyon, Santo Agostinho e São Jerônimo. Dessa maneira, a associação foi feita do seguinte modo: Mateus é simbolizado por um homem; Marcos, por um leão; Lucas, por um touro; e João, por uma águia.
A justificativa dessa simbologia se dá do seguinte modo:
1) São Mateus: Homem
O Evangelho de Mateus é simbolizado por um homem porque ele inicia sua narração a partir da geração humana ao apresentar a Genealogia de Jesus.
2) São Marcos: Leão
O Evangelho de Marcos é simbolizado por um leão, pois o livro começa com a pregação de João Batista no deserto, a voz que clama e, então faz a analogia do rugido do animal com a pregação imponente de João sobre o Cordeiro de Deus; também por ser o rei dos animais, o Leão evoca o reinado de Cristo.
3) São Lucas: Touro
O Evangelho de Lucas é simbolizado por um touro, que indica os animais que eram oferecidos em sacrifício no Templo. O livro começa justamente com a visão de Zacarias no templo cuja função era de oferecer sacrifícios no templo de Jerusalém e também termina com os apóstolos indo anunciar a Boa Nova no mesmo lugar. Assim Lucas quer ressaltar a dimensão sacerdotal de Jesus.
4) São João: Águia
O Evangelho de João é representado por uma águia, devido à sua “profundidade no olhar”. Enquanto os outros evangelistas começam a narrar por meio de fatos históricos, João dá início com uma teologia mais profunda: “No Principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1, 1). Então a águia indica esse animal cujo voo é mais alto tendo, assim, uma visão melhor das coisas. A águia também faz seu ninho nos montes mais elevados e vem do alto até nós, assim como “Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória” (Jo 1,14).
Fontes: Revista Ave Maria / Site ChurchPop
terça-feira, 20 de maio de 2025
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Pessoas
Há pessoas...
Que querem ser bonitas para chamar a atenção...
Outras desejam a inteligência para serem admiradas...
Mas há algumas que procuram cultivar
a alma e os sentimentos.
Essas alcançam a admiração de todos,
porque além de belas e inteligentes,
elas tornam-se realmente
PESSOAS!
(Desconheço o autor)
domingo, 18 de maio de 2025
A Nova Morada
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra.
Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram,
e o mar já não existe.
Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,
que descia do céu, de junto de Deus,
preparada como uma esposa adornada para o seu marido.
Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia:
"Esta é a morada de Deus entre os homens.
Deus vai morar no meio deles.
Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles.
Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos.
A morte não existirá mais,
e não haverá mais luto, nem choro, nem dor,
porque passou o que havia antes".
Aquele que está sentado no trono disse:
"Eis que faço novas todas as coisas".
Depois, ele me disse:
"Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras".
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Assinar:
Postagens (Atom)