segunda-feira, 26 de maio de 2025

A Palestina em 2025

 

A Palestina de hoje (2025) não é um estado soberano e seu território está dividido e parcialmente ocupado, dificultando a construção de uma unidade governativa. A Autoridade Nacional Palestina (ANP ou AP) estabelecida em 1993 é a liderança reconhecida internacionalmente para administrar a região, exercendo controle sobre partes da Cisjordânia e a Faixa de Gaza, porém em 2007, quando o Hamas venceu as eleições legislativas e passou a governar inteiramente a Faixa de Gaza

Portanto, hoje, a Palestina é governada por três entidades distintas: Israel e a Autoridade Palestina comandam áreas da Cisjordânia, enquanto o Hamas controla a Faixa de Gaza.

Veja no mapa: 

Israel é todo o território que está na cor creme.
O território palestino está em vermelho, na Cisjordânia e em vinho na Faixa de Gaza. 

Trata-se de um território que não é contínuo, sendo composto por áreas separadas por kms. A região da Cisjordânia faz fronteira com a Jordânia a leste, e com Israel a oeste, norte e sul. Já a Faixa de Gaza tem saída para o Mar Mediterrâneo a oeste e faz fronteira com Israel ao longo de grande parte do território, ao sul tem fronteira com o Egito.

Cisjordânia
A região da Cisjordânia, localizada no Vale do Rio Jordão, é a maior parte do território palestino, cerca de 5.655 km². Também é a área mais populosa, com aproximadamente 3,1 milhões de pessoas (em sua maioria, palestinos). Existem 11 cidades na Cisjordânia:

Belém - Calquília - Hebron - Jenin - Jericó - Jerusalém - Nablus - Ramallah - Salfit - Tubas - Tucarém.

Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como sua capital, devido à importância histórica e religiosa da cidade. Porém, Ramallah é a capital administrativa da Palestina, onde está a sede da Autoridade Palestina.

A Cisjordânia tem sua área dividida em três categorias:
- Área A: controlada pela Autoridade Palestina em termos de segurança e administração civil;
- Área B: a administração civil é feita pela Autoridade Palestina, mas controle de segurança é feito por Israel;
- Área C: corresponde a maior porção da região (60%) e é totalmente controlada por Israel, tanto a segurança, quanto a administração civil.

Também existem numerosos assentamentos israelenses na Cisjordânia, considerados ilegais pela comunidade internacional. Os assentamentos são partes de territórios palestinos entregues a famílias israelenses. A maioria está na Área C.
Essas áreas são protegidas pelo exército de Israel, que não permite a entrada de palestinos. Os assentamentos complicam a administração da Cisjordânia, uma vez que inviabilizam a conexão entre cidades palestinas e a circulação de pessoas.

Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza é a menor porção do território da Palestina, com aproximadamente 365 km² e uma população de cerca de 2 milhões de pessoas. É uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. Está divida em 5 distritos administrativos ou cidades:

Cidade de Gaza - Dayr al-Balah - Khan Yunis - Norte de Gaza - Rafah.

A Faixa de Gaza é governada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) desde 2007, a Cidade de Gaza funciona como capital. O Hamas é considerado uma organização terrorista por vários países e organizações, como Estados Unidos, Japão e União Europeia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário