quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dezembro - Advento do Senhor

O mês de dezembro não é muito sossegado para interiorizarmos e fazermos um bom Advento. Precisamos compreender como são belas as quatros semanas em que a Igreja, Mãe e Mestra, prepara-nos para a festa do Natal do Salvador, Jesus!

Hoje em dia, a bonita invenção da "Coroa do Advento" está ajudando famílias e comunidades e, às vezes, vizinhos de casas ou apartamentos, a viver o Advento!

Você já arrumou a sua coroa para celebrar esse tempo?

E a Novena de Natal? Você está acompanhando ou vai acompanhar alguma?

Que maravilha que é a Novena de Natal! Na liturgia, ela é marcada por antífonas (refrões bíblicos-litúrgicos) com títulos messiânico de Nosso Senhor. Vale a pena recordar algumas:


"Ó Sabedoria, que saístes da boca do Altíssimo e atingis os confins de todo o universo, e com força e suavidade governais o mundo inteiro! Ó, vinde ensinar-nos o caminho da prudência!".

"Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa Lei sobre o Sinai, vinde salvar-nos com vosso braço poderoso!".

"Ó Emanuel, Deus-conosco, nosso Rei Legislador, Esperança das nações e dos povos e dos povos Salvador, vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!".


Em outros tempos mais tranquilos, o povo se reunia para participar das Vésperas. Os "Ós" do começo da antífonas ressoavam nos cantos, e Nossa Senhora do Parto ganhou o título de Nossa Senhor "do Ó"!

Assim, os dias decisivos antes do Natal podem e devem ser passados com os discípluos reunidos em oração com Maria, Mãe de Jesus, mantendo firme o santo e formoso costume da Novena de Natal em todo cantinho do mundo fiel!

Para que, passando assim essas festas, cada um de nós esteja animado na caridade a proclamar o Natal de Jesus, discípulos e missionário!

(Pe Paiva - Revista Mensageiro do Coração de Jesus - Dez 2010)

.

Um comentário:

Maria Luiza disse...

Belíssima postagem com rico texto sobre o Advento, ocasião que enche nossos corações com as mais belas expectativas de esperança e fé no Senhor, Aquele que virá. " Mas o Senhor, virá. Ele não tardará. Pois Ele é Santo". Abração, querida.