domingo, 8 de novembro de 2015

Primeiro Mandamento


Amar a Deus mais do que a todas as coisas é colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida.

Porque Ele é amor infinito e nos ama com amor eterno, personalizado, misericordioso, gratuito e incondicional, deve ocupar o primeiro lugar em nosso coração.

Porque Ele é o maior tesouro, a maior riqueza e a fonte de todas as bênçãos para nossa vida, merece e precisa ser o primeiro entre todos os valores, precisa ocupar o primeiro lugar.

Quando damos a Deus o "Seu lugar", o altar principal do nosso coração, saberemos colocar todos os outros valores e todas as outras coisas no seu devido lugar. E saberemos substituir os não-valores por valores preciosos.

Para colocar Deus em primeiro lugar, para amá-Lo com toda vibração do coração, e para tê-Lo como a maior riqueza, é preciso "sentir-se amado por Ele", é preciso perceber todas as provas de amor de Deus Pai, Filho-Jesus e que o Espírito Santo já nos deram e nos dão a cada dia. É a vivência de uma amizade profunda e cultivada com o Deus-Trindade, é um amor entranhado e experimentado para com Ele que nos leva a colocar "Deus em primeiro lugar".

Ao colocarmos Deus em seu devido lugar, isto é, em primeiríssimo lugar, todas as outras pessoas e coisas passarão a ocupar o seu respectivo lugar na verdadeira escala de valores. Aliás, só quando colocarmos Deus em primeiro lugar é que encontraremos a melhor forma de amar, de valorizar e servir as pessoas, e de usar de forma correta e sábia toda a criação divina.

Quando Deus ocupa seu devido lugar em nosso coração e em nossa vida, vivemos a verdadeira fé, sentimos a força da esperança, e sabemos o significado da caridade, bem como de tudo quanto ela é capaz de realizar em relação a Deus e aos irmãos. E mais, a adoração, o louvor, a glorificação, a ação de graças, a rendição, a busca do perdão divino, enfim, todas as formas de oração, brotarão do coração naturalmente, como de uma fonte.

Quando vivemos no amor supremo de Deus, sentiremos horror a todo tipo de pecado contra o primeiro mandamento, ou seja, a todo tipo de idolatria, superstição, magia, adivinhação, irreligião, enfim, a tudo o que queira ocupar o lugar de Deus em nossa vida. Sentiremos horror a todo pecado, pois ele ofende a Deus, o bem supremo.

Amar a Deus sobre todas as coisas: eis a fonte de todas as bênçãos.

(Pe. Alírio J. Pedrini, scj)

Nenhum comentário: