sábado, 20 de outubro de 2018

A oração do Santo Rosário


Quando falamos do Santo Rosário lembramos dos Terços que rezamos.

Mas seria interessante que ao pronunciarmos a palavra Rosário, nos lembrássemos de que ela significa um monte de rosas oferecidas à Mãe de Deus. Em cada Ave-Maria do Santo Rosário, você apresenta em seu coração, uma rosa a Maria Santíssima, Mãe de Jesus.

O poder da oração do Rosário, por mais que muitos ainda duvidem, é comprovado ao longo da nossa história. O grande propagador desta devoção, São Domingos de Gusmão, venceu uma heresia (ideia contra Deus e a Igreja), lá no início do século XIII, com esta oração. Nada, além da oração, foi capaz de vencer aqueles que queriam acabar com a religião católica, levando pessoas a uma vida sem fé. Por causa disso, ele foi considerado pela Igreja o Apóstolo do Santo Rosário.

Sabe o que mais dignifica a oração do Santo Rosário? Aqueles que nos ensinaram e criaram esta oração que é composta pelo Pai-Nosso e Ave-Maria.

Eu te pergunto:

Quem nos ensinou a rezar o Pai-Nosso? Jesus. Em meio às dificuldades dos apóstolos ao se dirigirem a Deus, e tendo eles a vontade de voltarem-se com mais carinho ao Pai, pediram que Jesus os ensinassem a melhor maneira de rezar. O Pai-Nosso era uma oração particular de Jesus e, hoje, somos conhecedores desta intimidade.

Quem nos ensinou a Ave-Maria? O Anjo Gabriel foi o primeiro a fazer o anúncio que todos nós repetimos com verdadeira devoção e, depois dele, Isabel,  ao saudar Maria, a descreve como a cheia de graça, por ser bendita entre todo ser vivente.

Isso é agradável aos nossos ouvidos, porque entendemos que nossas orações, de fato, foram inspiradas por Deus, para que a nossa louvação a Ele seja eterna.

A devoção à Nossa Senhora do Rosário é viva até hoje. É bom lembrar que São João Paulo II dedicou o seu pontificado à proteção da Virgem Maria e a Ela dedicou inúmeros Santos Rosários.

Esta oração, portanto, é uma poderosa e verdadeira arma que temos e uma poderosa intercessão, carregada de nossas preces, que Maria faz ao Pai por cada um de nós.

Não tenha medo ou vergonha de proclamar que você também é um apóstolo do Santo Rosário, porque sua fé é maior do que toda provocação e tribulação que possam vir.

(Fonte: Revista Brasil Cristão - Pe. Air J. Mendonça, msc)

Nenhum comentário: