quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Dom do Conselho


Começo essa reflexão com uma fala do Papa Francisco numa audiência geral, que acontece toda quarta-feira, no Vaticano: "O conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos, assim, crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas".

Podemos dizer que o Dom do Conselho nos orienta de forma perfeita , pois o Espírito Santo fala ao nosso coração e nos ajuda a discernir sobre o que devemos fazer ou dizer. Agimos com confiança e tiramos da nossa mente e coração as incertezas que nos afligiam.

É por isso que Jesus diz para os discípulos não se preocuparem com sua defesa: "Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós" (Mt 10, 19-20).

Não podemos nos esquecer que todos os 7 dons são os frutos do Espírito Santo agindo em nós. Daí a necessidade da nossa oração e comunhão com Deus, para que cada um dos dons produzam os frutos necessários.

É preciso ouvir a voz de Deus, tornar-se dócil a ela, para superarmos nossas limitações, amadurecendo na fé, pois só assim teremos a certeza de que nosso agir está em sintonia com a vontade de Deus. Então estaremos prontos para também aconselhar.

Fonte: Revista Brasil Cristão - Texto: Pe. Adilson Ulprist

Um comentário:

Elizabeth Mahlou disse...

"É por isso que Jesus diz para os discípulos não se preocuparem com sua defesa"

Esta é uma observação mais profunda do que se poderia pensar. Importante e difícil.

Feliz Ano Novo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...