sábado, 16 de janeiro de 2016

Terceiro Mandamento



"Guardarás o dia do Sábado (Domingo) para santificá-lo" (Dt 5, 12)
"No sétimo dia se fará repouso absoluto em honra do Senhor" (Ex 31, 15)

O sábado do A.T. é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de Cristo. A Igreja celebra o dia da ressurreição de Cristo no domingo, também chamado Dia do Senhor.

Qual a mística deste mandamento? Por amor paterno, Deus nos prescreve este mandamento para mantermos, crescermos e amadurecermos sempre mais o nosso relacionamento com Ele, e neste relacionamento, mantermo-nos em nosso processo perene de salvação e de santificação.

Celebrar o domingo, participar da santa missa ou de outras celebrações, celebrar santamente os sacramentos, dedicar-se a acolher mais a Palavra de Deus é uma necessidade e garantia de se poder manter no amor de Deus, de crescer e amadurecer nas virtudes cristãs e nas boas obras.

Aquele que deixa de santificar o Domingo, que se ausenta da santa missa dominical e dos sacramentos, aos poucos vai se distanciar de Deus, e vai perder o "bem supremo" com tudo quanto Deus traz ao coração e à vida.

Quando alguém se distancia e se esvazia de Deus, de seus mandamentos e de seus conselhos, passará a se encher das coisas mundanas, a acolher as paixões e vícios, a entrar por atalhos que levam ao pecado, à falta da bênção divina, e pior, ao caminho da condenação.

É por isso, aliás, que Deus nos quer manter perto de Si: para nos abençoar e conduzir pelo caminho do bem.

O descanso dominical também está na ótica do amor. A saúde é um grande dom de Deus. Descansar no domingo é preservar e cultivar a saúde. É por isso que o Pai nos ordena o descanso dominical.

No domingo e em outros dias de festa de preceitos, os fiéis têm a obrigação de participar da missa, evitando as atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo.

A instituição do domingo contribui para que todos tenham tempo de repouso e de lazer suficiente para lhes permitir cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. todo cristão deve evitar de impor sem necessidade aos outros aquilo que os impediria de guardar o Dia do Senhor.

(Pe. Alírio J. Pedrini, scj)

Nenhum comentário: