terça-feira, 11 de junho de 2013

A promessa, a risada de Sara e a Trindade



Era a hora mais quente do dia, naquele país, à beira de grandes desertos! O chefe dos pastores, Abraão, repousava diante de sua tenda, à sombra de um grande carvalho (Gn 18, 1-15). Quando viu três viajantes chegando a pé, foi ao encontro deles e ofereceu-lhes hospitalidade! Mandou Sara preparar bolos, escolheu um bezerro para um bom assado. E os serviu com coalhada e leite fresco.

O casal Sara e Abraão já ultrapassara a idade de ter filhos. Abraão tivera filhos com algumas concubinas, mas Sara parecia definitivamente estéril. Os três hóspedes, agradecidos, já de partida, chamaram Sara e disseram aos dois que dentro de um ano lhes nasceria um filho. Sara não conteve uma risada, pois como seria possível que "depois de idosa" viesse a "sentir prazer"!?

Com essa risada de ironia, falta de esperança e fé, Sara representa nossa humanidade descrente, que se acha muito "realista" quando acredita que "o mundo não tem jeito mesmo", ou que "a Igreja está chegando ao fim", ou ainda, que "chegamos a um beco sem saída".

Mas o Senhor disse a Abraão: "Existe coisa por demais maravilhosa para o Deus? Voltarei a ti no próximo ano, por este tempo e Sara terá, então, um filho". Abraão confiou. No ano seguinte, o casal se alegraria com o nascimento de Isaac (Gn 21, 1-17). Como viria a dizer o Arcanjo Gabriel a Maria, filha de Abraão: "A Deus nada é impossível!" (Lc 1, 37)

No texto do capítulo 18 de Gênesis, no primeiro versículo, está escrito: "O Senhor apareceu a Abraão...". No versículo seguinte lemos: "(Abraão), tendo levantado os olhos, viu três homens...". Mais adiante, no versículo nove, são "os três homens" que chamam Sara para que ela também ouvisse a promessa. Contudo, logo é dito: "O Senhor disse a Abraão..." . Então, o texto usa ou Um por Três ou Três por Um! Por isso, muitos leitores cristãos, através dos séculos, tem visto aqui um anúncio da Trindade: Deus é um só em três Pessoas! "Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" somos todos batizados!

(Pe. Paiva, SJ)

2 comentários:

Ives disse...

O amor é grande e elava o ser humano, e o faz compreender que precisamos ser compreendidos, respeitados, e amados! Bom dia dos namorados" abraços

Evanir disse...


Que esse Dia Dos Namorados
Seja o mais Feliz da Sua Vida.
Tomara , que esse Dia tenha reservado
momentos de eterna felicidade.
Não importa o Pais onde você esta ou mora
essa Data deve ser comemorada com amor e muita Paz.
Na postagem tem um presente é seu pode levar
ficarei feliz em ver no seu blog.
Um beijo terno e carinhoso.
Um abraço pelo Dia consagrado ao amor
e felicidade.
Ontem não consegui fazer tudo que eu queria fazer
por isso estou passando hoje no seu blog com
muito carinho.Espero deixar
você feliz com minha visita atrasada..
Carinhosamente Sua Amiga ,, Evanir..