segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O Dom da Fortaleza

Temos necessidade desta fortaleza
para levar adiante nossa vida, família e fé.


Ao pensar no dom da fortaleza, chamo a atenção para uma fala do Papa Francisco, a partir da parábola do semeador (Mc 4, 3-9): "A semente, muitas vezes, encontra a aridez do nosso coração e, mesmo se for acolhida, corre o risco de permanecer estéril. com o dom da fortaleza o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração do torpor, das incertezas e dos medos que possam impedi-lo, de modo que a Palavra do Senhor seja colocada em prática de forma autêntica e alegre. É uma verdadeira ajuda este dom; dá-nos força e liberta-nos de tantos impedimentos".

A fortaleza, que podemos chamar de "dom da coragem", imprime em nossa alma um impulso que nos permite suportar as maiores dificuldades e tribulações, e realizar, se necessário, atos sobrenaturalmente heroicos. Não como um ato extraordinário, mas o enfrentamento das tribulações e dificuldades do dia a dia, na família, no trabalho, na vizinhança e, claro, naquela tribulação interior que nos amedronta e nos impede de agir de forma segura e tranquila.

O apóstolo Paulo nos diz: "Tudo posso Naquele que me fortalece" (Fl 4, 13). Por isso, não se pode pensar que o dom da fortaleza é necessário somente para algumas ocasiões ou situações particulares. Este dom deve ser base da vida cotidiana do cristão. É preciso ser forte sempre. Daí a necessidade "desta fortaleza, para levar adiante a nossa vida, a nossa família, a nossa fé".

Não se deixe levar pelo desânimo, sobretudo diante do cansaço e das provações da vida. Não desanime. Invoque o Espírito Santo para que, com o Dom da Fortaleza, o seu coração seja aliviado e ele te sustente frente às dificuldades da vida.

"Peçamos a Deus que, a cada dia,
tenhamos este dom para nos sustentar
e nos fazer forte frente às tribulações
e dificuldades enfrentadas"


Fonte: Revista Brasil Cristão - Texto: Pe. Adilson Ulprist

Um comentário:

Algodão Tão Doce disse...


O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade.(Joseph Addison)
O QUE SERIA DE NÓS ESTA FORTALEZA?
Obrigada querida, pela visita carinhosa!

Um doce abraço, Marie.